Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Versão SCNES Simplificado 4.0.00

Transmissão Direta ao Banco de Dados Nacional

Prezado Gestor, Responsável por seu estabelecimento,

A versão do SCNES Simplificado com Transmissão Direta ao Banco Nacional está publicada e para fazer uso observe as seguintes orientações abaixo:

Liberação de versão do sistema de CNES

Foi disponibilizada a versão do Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) Simplificado, onde o usuário poderá encaminhar as informações de seu estabelecimento diretamente para a base nacional, sem a necessidade de encaminhar, primeiramente, para o gestor local.
Esta versão foi idealizada no intuito de cumprir o previsto no Artigo 14 da Portaria GM/MS nº 1646, de 02 de outubro de 2015.

Pré-requisitos para utilização do SCNES Simplificado

Público alvo do SCNES SIMPLIFICADO:

Para instalar o SCNES Simplificado é necessário que o perfil responsável do estabelecimento seja do tipo Consultório Isolado (tipo 22), sendo somente este apto para a realização do envio.

Segundo o manual do CNES, consultório isolado é "sala isolada destinada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros profissionais de saúde de nível superior".

Neste conceito se encaixam os consultórios existentes em um mesmo andar, prédio, com CPF, atuando de forma isolada e independente.

Importante frisar que o foco dessa modalidade não abarca os consultórios isolados em várias especialidades que atuam de forma dependente sob um mesmo CNPJ (clínica de especialidades definida no Manual do CNES).

Exigência mínima para perfil Responsável do Estabelecimento

Possuir um CPF válido junto a RF-Receita Federal.
Possuir um endereço de e-mail válido.
Possuir licenciamento sanitário.
Para que o SCNES Simplificado que transmite diretamente para a base nacional seja instalado corretamente, há a sugestão de configuração mínima e configuração recomendável.

Configuração mínima

Memória RAM: 1 GB.
Capacidade livre de disco rígido: 10 Gb (sem contar com a base de dados).
Processador: Pentium IV (ou superior).
Sistema Operacional: Windows XP Professional.
Java versão 7 (ou superior).

Configuração recomendável

Memória RAM: 3 GB ou superior.
HD: 40 Gb ou superior.
Capacidade livre de disco rígido: 10 Gb (sem contar com a base de dados).
Processador: Pentium dual core (ou superior).
Sistema Operacional: Windows Vista (ou superior).
Java versão 7 (ou superior).

Onde encontrar a versão SCNES Simplificado para download?

Para instalar o SCNES Simplificado é necessário fazer o download do programa disponível no site CNES, http://cnes.datasus.gov.br, menu: Downloads àAplicativos, opção SCNES Simplificado. A versão disponível neste local será a mais atual para a competência vigente.